sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Violência psicológica


 
   A violência psicológica  ou violência emocional, tão ou mais prejudicial que a física pela rejeição, depreciação,discriminação,humilhação,desrespeito e punições exageradas. É uma violência  que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente  provoca cicatrizes para toda vida.. Existem várias formas de violência psicológica, com a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada. A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.

Violência sexual

 

A violência sexual é a violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Violência com os idosos



        Como sabemos, a violência, infelizmente, também existe com o idoso e está presente em todos os lugares, nas casas, nas ruas, com assaltos, etc...

         Muitas vezes, infelizmente, os idosos falecem por causa da violência, e isso é muito triste.

O que é violência?



        Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.
Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encarados como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.


                                                                                    https://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia